Os passeios de barco e de kayak são a melhor forma de conhecer a Barragem de Santa Clara, com a sua enorme extensão de paisagens magníficas, cheias de recantos e ilhas para visitar. Consulte a tabela de preços para mais informações.

A barragem de Santa Clara cobre uma área de 1986 hectares no Rio Mira. Perto da fronteira algarvia, a Barragem de Santa Clara foi em tempos a maior barragem do País, mandada construir pelo Estado Novo e concluída em 1968.

Nas suas águas podemos encontrar achigãs, carpas, lagostins, pimpões ou perca sol, alburnos, entre outras variedades. A pesca centra-se mais nos achigãs e nas carpas, tendo-se desenvolvido uma gastronomia local riquíssima em torno destes peixes.

Em torno da Barragem, as paisagens são compostas por uma simbiose perfeita entre água, montes e vales, sobreiros e azinheiras, a apelar à calma, tranquilidade e usufruto da Natureza.

Junto da estrada de acesso à Barragem, destaca-se a Ponte de D. Maria, ou Ponte Romana, como também é conhecida. De realçar, igualmente, é a Pousada de Santa Clara-a-Velha, com uma singular vista sobre o vale onde corre o rio Mira e se aloja a albufeira desta Barragem.

Aldeia de Santa Clara

Digna de visita é a freguesia de Santa Clara-a-Velha, onde se situa parte da Barragem. Santa-Clara-a-Velha é uma bonita aldeia, branca e florida, que se desenvolveu à sombra da Igreja de Santa Clara de Assis, conservando o seu típico carácter rural.

Passeios de barco

Passeios de Kayak